A prefeitura de Sagres, através da Secretária de Meio Ambiente e a Empresa Global Projetos e Meio Ambiente, realizou no dia 28 de fevereiro a gravimetria (Raio X dos resíduos domiciliares) em aterrio sanitário municipal.
A gravimetria nada mais é do que o diagnostico dos residuos solidos domiciliares, e consiste em uma técnica de análise que consiste na pesagem e classificação dos resíduos gerados em determinado local ao longo de um período de tempo. Essa técnica é utilizada para quantificar e caracterizar os diferentes tipos de resíduos sólidos presentes em uma determinada fonte geradora, como um município no nosso caso.
Com esse trabalho técnico é possível saber o percentual gerado de matéria orgânica e dos tipos de material reciclável (plástico, papel e vidro). De acordo com a Engenheira Ambiental Camila Iembo, o estudo desses dados serve como ferramenta de planejamento de gestão ambiental, à medida que permite entender a geração per capita (quanto o município gera de lixo por dia) e quanto desses resíduos é aproveitável no processo de reciclagem ou compostagem.
A gravimetria dos resíduos também faz parte do processo de revisão e atualização do Plano Municipai de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e para o cumprimento das diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), assim promovendo uma gestão mais sustentável e consciente dos resíduos.
A gravimetria nunca foi feita no município, e faz parte de questionamentos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (IGR) e Tribunal de Contas (IEGM)
Sagres