Agricultura - Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023

Última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa do ano de 2023

Não deixe de vacinar bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

Última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa do ano de 2023

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo pede atenção a todos os criadores do município para que vacinem bovinos e bubalinos com até 24 meses de vida.

A importância da vacina contra a febre aftosa

Embora a doença não seja uma novidade em nosso território, ainda hoje as autoridades sanitárias e o de setor agrário travam uma luta para erradicá-la do país.

A principal estratégia para o combate da doença é a vacinação dos rebanhos, que deve ocorrer em todas as propriedades nos períodos estabelecidos.

É fundamental, contudo, que além de obedecer ao calendário de vacinação, o pecuarista tome os seguintes cuidados:

• Adquirir a vacina somente em estabelecimentos credenciados;
  • Tomar as medidas necessárias para a conservação, transporte e armazenamento da vacina;
  • Durante a vacinação usar somente materiais esterilizados e agulhas com o calibre adequado;
  • Aplicar a vacina no local recomendado;
  • Ter boas práticas para manejo adequado dos animais no brete.

Vale reforçar que nos últimos anos houve avanço considerável na prevenção da febre aftosa tanto no Brasil quanto na América do Sul. Em especial em regiões consideradas endêmicas.