Sagres, terça-feira, 07 de fevereiro de 2023 Telefone (18) 3558-1112

Saúde - Sexta-feira, 10 de Setembro de 2021

No dia Mundial de prevenção ao suicídio a Campanha Setembro AMARELO contribui para conscientizar sobre o tema.

O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. As evidências em organizações científicas consideram o contexto da pandemia de Covid-19 como um indicador de alerta para um aumento ainda maior nas ocorrências de suicídio e automutilação, devido ao agravo de riscos psicossociais, medo do contágio, ansiedade, isolamento social, luto e stress das tensões relativas à infecção.
Para detectar seguramente uma crise suicida em uma pessoa próxima, mas alguns sinais de alerta podem ser observados, tais como falar sobre morte e suicídio com frequência, confessar se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima, apresentar uma visão negativa de sua vida e futuro ou ainda de manifestações verbais como: “vou desaparecer”; “vou deixar vocês em paz”; “eu queria poder dormir e nunca mais acordar”.
Orientações da OMS-Organização Mundial de Saúde é que não devem ser interpretadas como ameaças e nem como chantagens emocionais, mas como sinais de alerta para um risco real.
É muito importante ser compreensivo, além de estar disposto a conversar e escutar a pessoa sobre o porquê de tal comportamento, criando um ambiente tranquilo, sem julgar a pessoa afetada. Conversar abertamente com a pessoa sobre seus pensamentos suicidas não a influenciará a completá-los.
O incentivo para que a pessoa procure apoio profissional é fundamental. Procure ajuda, a Vida é muito Valiosa!!
A Unidade de Saúde conta com atendimento para apoio psicológico, social e de psiquiatria.
Cuidar do Outro faz bem
Ligue e agende: 3558 2022- 3558 1115